MODERNIZAÇÃO

Poder Judiciário lança novo portal com canais permanentes de atendimento

Com o propósito de aprimorar ainda mais o contato com os operadores do Direito e com a sociedade, o Poder Judiciário de Mato grosso lançou nesta quarta-feira (06.04) o novo Portal dos Canais Permanentes de Atendimento Digital do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso. O novo ambiente apresenta, em formato amigável e atualizado, informações sobre as formas de atendimento virtual disponibilizadas pelas unidades judiciárias de primeiro e segundo grau de jurisdição. A ferramenta foi desenvolvida por meio de ação conjunta entre a Coordenadoria de Comunicação, Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) e o Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (DAPI) e seu objetivo é contribuir para a consolidação dos avanços alcançados durante o período da pandemia de Covid-19.
Em primeiro grau de jurisdição, as unidades judiciárias disponibilizam, por regra geral, atendimento por telefone e e-mail. As secretarias realizam atendimento por balcão virtual e gabinetes, por meio de agendamento. Além disso, algumas unidades judiciárias disponibilizam atendimento por aplicativo de mensagens de texto (WhatsApp).
Atendimento agendado – Dentre os serviços disponibilizados, destaca-se a possibilidade de atendimento de advogados por agendamento. Por meio desta funcionalidade, magistrados disponibilizam uma agenda pública na qual o advogado identifica os horários disponíveis, escolhe aquele de sua conveniência e, preenchendo um breve cadastro, realiza o agendamento do atendimento, o qual será comunicado a todos os envolvidos. “Esta modalidade de atendimento consiste em um enorme avanço, pois permite maior segurança e transparência. Nosso objetivo é melhorar continuamente os serviços disponibilizados aos usuários da Justiça “, ponderou o corregedor, desembargador José Zuquim Nogueira,
“O advogado poderá fazer o agendamento automático diretamente com o magistrado, que já deixará as possibilidades de horários abertas. Ali no link todos os canais poderão ser acessados. Eles envolvem muitas das plataformas mais conhecidas pelos nossos usuários em geral” acrescentou a diretora do Dapi, Renata Bueno.
O juiz auxiliar da Corregedoria, João Thiago de França Guerra considera que essa entrega se insere no movimento de melhoria no relacionamento com os usuários externos. “Estamos criando e amadurecendo as ferramentas. Nossa estratégia de transformação digital não vale apenas da porta para dentro do Judiciário, tem que ser em todo o Sistema de Justiça. Estamos construindo iniciativas que alcancem e dialoguem com nossos usuários” ponderou o magistrado que também reforçou o compromisso pela continuidade de mais avanços tecnológicos.
Portal dos Canais de Atendimento Digital do Poder Judiciário – Em um único ambiente, o usuário terá acesso a todos os canais de atendimento, podendo optar por aquele que lhe for mais conveniente: e-mail, telefone, WhatsApp, Balcão Virtual, atendimento por agendamento. Eventuais falhas identificadas, como quedas de conexão ou indisponibilidade do serviço, poderão ser informadas em um formulário de reclamações. Essas informações serão coletadas diretamente pela Corregedoria-Geral da Justiça para melhoria dos serviços.
(Da Assessoria)