“Os responsáveis pelas crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não as levaram para serem vacinadas contra a Poliomielite precisam ir até o posto de saúde mais próximo para que a criança seja imunizada. Ainda estamos muito abaixo da meta de imunização e precisamos melhorar esse índice, para reduzirmos o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país”. Este alerta é de Sandra Horn, responsável técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com ela, até o momento apenas 41% do público alvo foi vacinado. “A campanha nacional aconteceu entre os dias 05 e 30 de outubro, mas não atingiu a meta em Cuiabá, por isso decidimos estendê-la até o dia 30 de novembro. Faltando poucos dias para terminar a prorrogação da campanha, ainda estamos longe de meta. Temos aproximadamente 34.500 crianças nessa faixa etária e precisamos vacinar 95% desse total”, explica.
Ela ressalta que os postos de saúde estão tomando todos os cuidados sanitários para evitar a contaminação pelo coronavírus e relembra aos pais ou responsáveis que eles também precisam fazer sua parte. É preciso levar o cartão de vacina, cartão do SUS ou documentos pessoais das crianças que serão imunizadas.
Fonte: Assessoria