No município de Primavera do Leste (235 km da capital) foi decretado o Lockdown devido ao aumento de casos do coronavírus e também pela possível presença conta da variante mutante britânica da covid-19, detectada em uma análise recente. O decreto foi anunciado pelo prefeito Leonardo Bortolin (MDB) e na manhã desta sexta-feira (26) e passa a valer a partir da próxima segunda-feira, 1° de março, pelo prazo de 15 dias.
De acordo com uma analise divulgada nesta quarta-feira (24), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Rede Corona-ômica, a nova cepa britânica já foi detectada em pelo menos 16 cidades e oitos estados do Brasil, incluindo Primavera e Cuiabá.
A prefeitura de Primavera informou que não há oficialmente dados que atestem a presença da nova variante no munícipio, mas para impedir o possível avanço da mutação e frear o aumento nos números de casos da covid-19, o prefeito decidiu decretar o Lockdown.
“Entre as novas regras, que valerão por pelo menos 15 dias, estão o fechamento de bares, restaurantes e similares, suspenção de eventos públicos ou privados (incluindo reuniões presenciais, em templos religiosos, corporativos ou sociais, com qualquer número de participantes), das aulas de cursos regulares e livres, e intensificação de ações para reduzir a circulação de pessoas. Ficam ainda proibidas quaisquer atividades coletivas, bem como s ocorrência de aglomerações em espaços e vias públicas, praças, quadras esportivas, arenas, academias de musculação e congêneres. E das 23h às 05h fica instituído toque de recolher em todo o município”, explica o decreto.
O prefeito ressalta que pelo decreto nº 2.025, os bares e restaurantes poderão seguir na modalidade delivery, dentro do horário de permissão do alvará de funcionamento.
Ainda de acordo com o prefeito, a fiscalização das medidas de segurança ficará a cargo da Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Prefeitura Municipal, pelos agentes de fiscalização da Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte.
O prefeito também pediu o bom-senso da população e o respeito às regras e medidas de biossegurança adotadas para combater a covid e ainda ressaltou a importância do uso das máscaras: “quem não acredita que a máscara ajuda a diminuir o contágio que use em respeito às outras pessoas”.
Veja o decreto na íntegra:
“Para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Primavera do Leste decretou novas medidas restritivas nesta sexta-feira (26) que já estarão valendo a partir da próxima segunda-feira (01).
Entre as novas regras, que valerão por pelo menos 15 dias, estão o fechamento de bares, restaurantes e similares, suspenção de eventos públicos ou privados (incluindo reuniões presenciais, em templos religiosos, corporativos ou sociais, com qualquer número de participantes), das aulas de cursos regulares e livres, e intensificação de ações para reduzir a circulação de pessoas.
Vale destacar que pelo decreto nº 2.025, os bares e restaurantes poderão seguir na modalidade delivery dentro do horário de permissão do alvará de funcionamento.
Ficam ainda proibidas quaisquer atividades coletivas, bem como s ocorrência de aglomerações em espaços e vias públicas, praças, quadras esportivas, arenas, academias de musculação e congêneres. E das 23h às 05h fica instituído toque de recolher em todo o município. A fiscalização ficará por conta da Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Prefeitura Municipal, pelos agentes de fiscalização da Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte.
A definição das novas medidas temporárias de prevenção e enfrentamento da propagação do novo coronavírus foi feita na última quinta-feira (26) pela Comissão de Combate a Covid-19 do município. O grupo é formado por lideranças de diferentes setores, como Vigilância Epidemiológica, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial e Empresarial de Primavera (ACIPLE), Câmara Municipal, Ministério Público do Estado, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal entre outras”.