FALTA DE INSUMOS

Paciente com suspeita de dengue morre após buscar atendimento de urgência em UBS de Cuiabá

Uma mulher de 41 anos morreu após dar entrada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Tijucal, em Cuiabá, com suspeita de dengue. Ela chegou a ser transferida para o Hospital Municipal (HMC), mas não resistiu. Profissionais que participaram do atendimento relataram que a UBS não possuía equipamentos e insumos necessários para a realização de um atendimento de urgência, caso da paciente que faleceu.

Conforme consta no prontuário da paciente, ela foi atendida em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 23 de janeiro e liberada em seguida. Um dia depois, familiares da mulher a levaram à UBS do Tijucal. Enquanto aguardava atendimento, a mulher passou mal. Diante da gravidade da situação, o médico iniciou os procedimentos, mas o carrinho de parada (estrutura indispensável para atendimentos de urgência) não tinha os materiais necessários. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou a mulher para o HMC, onde ela morreu.

“É muito triste e frustrante dizer isso, mas avisamos que casos assim ocorreriam. As UBSs não possuem nem estrutura e não são feitas para atender este tipo de caso. A Prefeitura de Cuiabá tem estimulado as pessoas a buscarem a UBS, a família desta paciente seguiu a orientação e no local não havia condições de atendê-la, o que levou ao óbito”, destacou o presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), Diogo Sampaio.

Sampaio pontuou que tem havido uma distorção da chamada demanda espontânea, composta pelos atendimentos nas UBSs que não são agendados com antecedência. “O que ocorre hoje em Cuiabá é uma demanda ativa, patrocinada por quem acha ou quer fazer com que as pessoas acreditem que um problema tão complexo seja resolvido de forma tão simples. Mais do que essas declarações, temos informações de que vans estão sendo usadas pelo município para transportar pacientes das UPAs para as UBSs”.

Na quinta-feira (30), o CRM-MT realizou uma fiscalização na UBS do Tijucal. Além de requisitar o prontuário médico da paciente, que será analisado na sindicância já instaurada, na ação foram ouvidos diversos profissionais e a equipe constatou uma série de problemas no local. A equipe se deparou com pacientes recebendo soro e medicamento por via intravenosa sentados em cadeiras na recepção. Uma profissional que atua na unidade revelou aos fiscais que não há outro local para a realização do atendimento.

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