Após uma indicação da deputada estadual Janaina Riva (MDB) ao DNIT e à bancada federal de Mato Grosso e Rondônia, apontando a necessidade de viabilizar a pavimentação da BR-174 no trecho que liga os municípios de Juína a Vilhena, o DNIT respondeu à parlamentar, informando que o trecho já passou por um estudo que confirmou a viabilidade da obra.
“A respeito dessa questão, conforme análise da área técnica, informo que o segmento rodoviário da BR-174, entre Vilhena/RO e Juína/MT, foi objeto de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), o qual apontou a viabilidade de implantação e pavimentação do trecho”, consta da resposta do DNIT.
O órgão também comunicou que os trâmites internos para a preparação do Edital já estão em andamento, com o objetivo de contratar os serviços para elaboração dos Projetos de Engenharia e Estudos Ambientais. A licitação está prevista para ser publicada ainda em 2025.
“Vale ressaltar que a execução posterior das obras dependerá da disponibilidade de recursos orçamentários e financeiros, a ser definida na fase de elaboração dos projetos. Além disso, é importante destacar que se trata de um empreendimento complexo, que exigirá estudos técnicos detalhados e a adoção de medidas rigorosas para atender às exigências ambientais e garantir a obtenção das licenças necessárias, uma vez que a obra abrangerá uma área de influência de aproximadamente 40 km, incluindo Unidades de Proteção Ambiental e Terras Indígenas”, informa o documento.
Segundo Janaina, a pavimentação da BR-174 trará novas oportunidades para Juína e toda a Região Noroeste, especialmente no setor do agronegócio. “A pavimentação dessa rodovia é uma medida urgente e necessária para garantir o desenvolvimento sustentável da região, melhorar a qualidade de vida da população e impulsionar a economia de Juína e das cidades vizinhas”, finalizou a parlamentar.