Pelo menos 50 presos da Penitenciária Major Eldo de Sá Correa, a Mata Grande, em Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá), estão infectados com a Covid-19. Um deles, inclusive, foi entubado devido complicações da doença. O presídio, que tem a capacidade para 820, abriga mais 1.100 detentos. Por meio de nota, a secretaria adjunta de Administração Penitenciária confirmou os casos e destacou que, até o momento, não houve nenhum na Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis.
Conforme a pasta, destes 50, apenas um reeducando apresentou complicações e teve que ser entubado. Garante ainda que os procedimentos para evitar que a doença se alastre entre as unidades seguem os mesmos desde o início da pandemia.
Exemplificou que detentos fazem quarentena obrigatória antes de chegar na unidade. E diz que realiza desinfecções de toda unidade, limpeza, utilização de máscaras e álcool em gel e acompanhamento médico.
Todo o preso que testa positivo para a doença é isolado dos demais e segue fazendo o acompanhamento médico. Desde o início da pandemia, quatro mortes de presos foram registradas em todo o Estado, mas nenhuma delas ocorreu em Rondonópolis.
De acordo com as informações do boletim epidemiológico da Covid-19 do Sistema Penal de Mato Grosso, divulgado na terça (2), 836 servidores do setor foram infectados com o vírus. Sendo que 229 que testaram positivo é de Rondonópolis. No momento 38 estão com o vírus ativo, e 191 já foram curados.