EM MATO GROSSO

Sindjor-MT e Cojira-MT convidam comunicadores para o 1º Workshop

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Cojira-MT) convida jornalistas, comunicadores e estudantes de comunicação de todo o estado a participarem do 1º Workshop de Equidade Racial de Mato Grosso, com o tema “Vozes Negras de Mato Grosso: por uma Comunicação mais diversa”. O evento será realizado no dia 23 de novembro de 2024 (sábado), das 8h às 18h, na Casa Cuiabana, em Cuiabá, com inscrições gratuitas e emissão de certificado emitido pelo IFMT. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas clicando neste link: https://linktr.ee/cojiramatogrosso.

O workshop tem como objetivo principal sensibilizar e capacitar profissionais e acadêmicos da comunicação para a importância da equidade racial e da representatividade na produção de conteúdos midiáticos. Além disso, o evento visa ampliar a visibilidade das vozes negras e indígenas nos meios de comunicação, divulgar uma lista de fontes negras, conscientizar sobre práticas de comunicação antirracistas e refletir sobre a ocupação do mercado de trabalho por profissionais negros e indígenas na área.

A programação do evento terá início às 8h, com o credenciamento e uma apresentação cultural. A abertura oficial será às 9h, com a presença do presidente do Sindjor-MT, Itamar Perenha, e da coordenadora da Cojira-MT, Celly Silva. A palestra magna “Relações Raciais e Comunicação

Às 10h10, será realizada a mesa de debate intitulada “As fontes falam. Você escuta?”, com a participação da presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região

Na sequência, às 11h20, o painel “Diálogos com representantes dos movimentos negros e indígenas de Mato Grosso” contará com Antonieta Luísa Costa, presidenta do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune-MT); Ana Carolina Borges, coordenadora da Rota da Ancestralidade; Eliane Xunakalo, presidente da Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt); e Alice Marqueto, coordenadora do Coletivo Negro Universitário da UFMT. Haverá intervalo para almoço, com cardápio cuiabano, que será vendido no local.

O evento se encerrará com um sarau no quintal da Casa Cuiabana, com apresentações culturais, palco livre e bebidas grátis para os participantes.

Compartilhe:

Destaques