Mato Grosso iniciou a semana sob alertas de tempestade e chuvas intensas que abrangem todo o Estado. Os boletins meteorológicos são divulgados diariamente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno mais intenso, a tempestade, é previsto para parte das regiões Nordeste, Sudeste, Norte e Centro-Sul do estado.
Conforme o Inmet, municípios como Alto Araguaia, Dom Aquino, Nobres, Primavera do Leste, Pedra Preta e Poxoréu podem registrar precipitações de até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Confira a relação completa de cidades afetadas aqui.
Já o alerta para chuvas intensas se estende por todo Mato Grosso, incluindo a capital, Cuiabá. Embora o volume esperado de chuva e a velocidade dos ventos sejam semelhantes aos das tempestades, não há previsão de granizo.
Em Cuiabá, os termômetros não ultrapassam os 32ºC ao longo da semana. Nesta segunda-feira (20), o dia começou com mínima de 23ºC e a máxima esperada é de 30ºC.
Na terça-feira, a chuva deve se intensificar, contribuindo para uma queda na temperatura. A máxima prevista é de 29ºC, com mínima mantida em 23ºC, de acordo com o instituto ClimaTempo. Na quarta-feira, os termômetros voltam a subir ligeiramente, com máxima de 31ºC e mínima de 23ºC. Já na quinta e sexta-feira, as temperaturas podem alcançar os 32ºC, mantendo as mínimas estáveis em 23ºC.