Apenas um pouco mais da metade dos estudantes conseguem terminar o ensino fundamental na idade certa, ou seja, 15 anos.
Uma pesquisa inédita da Fundação Itaú, identificou que 48% dos alunos não conseguiram concluir a trajetória regular nessa etapa, por terem sofrido intercorrências como reprovação, evasão ou abandono escolar.
Com a análise, o estudo criou o “indicador de regularidade de trajetórias educacionais” e os dados revelam um percurso irregular de conclusão da educação básica de maneira generalizada em todo país, mas que manifesta de forma ainda mais expressiva entre os outros alunos mais pobres, com deficiência, indígenas, negros e do sexo masculino.
O indicador considerou como trajetória regular concluir o ensino fundamental (do 1° ao 9° ano) em nove anos e de todos o percurso da educação em 12 anos, o que complementa os três anos do ensino médio. Esse período de conclusão deveria ser garantido a todos os estudantes do país.
Os dados mostram que 48% dos alunos não conseguiram concluir o ensino fundamental dentro do período esperado e 59% não terminaram o ensino médio na idade certa.
Os especialistas responsáveis pela elaboração do indicador destacam que os dados são importantes por ressaltar que os problemas educacionais no país começaram ainda nos primeiros anos escolares, sobretudo nos anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano).
FONTE: Folha de São Paulo.