Miley Cyrus enfrenta um processo por plágio movido pela Tempo Music Investments, que alega que sua canção “Flowers”, lançada em 2023, apresenta semelhanças com “When I Was Your Man”, de Bruno Mars, lançada em 2012. A ação judicial também inclui os coautores da música de Cyrus, Gregory Hein e Michael Pollack, como partes envolvidas.
Na ação, a empresa alega que “qualquer fã de When I Was Your Man, de Bruno Mars, sabe que Flowers, de Miley Cyrus, não alcançou todo esse sucesso sozinha. Flowers duplica vários elementos melódicos, harmônicos e líricos de When I Was Your Man”, incluindo o design do tom melódico e a sequência do verso, a linha de baixo de conexão, certos compassos do refrão, certos elementos musicais teatrais, elementos líricos e progressões de acordes específicas”.
“É inegável, com base na combinação e no número de similaridades entre as duas gravações, que Flowers não existiria sem “When I Was Your Man. Com Flowers, Cyrus, Hein e Pollack criaram um trabalho derivado de When I Was Your Man sem autorização”, diz a ação.
Bruno Mars não está envolvido no processo e a Tempo Music moveu a ação por ter o direito da parte de Philip Lawrence, um dos compositores creditados em “When I Was Your Man”. A empresa cita também Sony Music Publishing, Apple, Target, Walmart e outras empresas na ação judicial, por distribuição da música.
Grande hit de Miley Cyrus, “Flowers” foi o primeiro single do oitavo álbum de estúdio da cantora, intitulado “Endless Summer Vacation”. Foi a faixa mais ouvida de 2023, com 2,7 bilhões de streams, quebrou o recorde de audições em uma semana no Spotify e levou dois Grammys, por melhor gravação do ano e melhor performance pop.