FIQUE ALERTA

Mato Grosso registra 3,8 mil acidentes com animais peçonhentos

SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) alertou a população após o registro de 3.860 acidentes com animais peçonhentos em Mato Grosso, em 2025. Escorpiões lideram as ocorrências, com 1.930 casos, seguidos por serpentes (1.066) e aranhas (299). A maioria dos atendimentos ocorreu em áreas urbanas e envolveu vítimas do sexo masculino.

No período, foram confirmados dez óbitos, sendo nove por acidentes com serpentes e um por abelha. Outros dois seguem em investigação. Em 2024, o Estado havia registrado 3.345 ocorrências e dez mortes relacionadas a esse tipo de acidente.

Segundo a SES, as equipes municipais passaram por capacitações para prevenção e identificação de escorpiões e aranhas, com 175 servidores treinados em 53 municípios. A pasta informou que novas capacitações em diagnóstico e tratamento estão previstas para este ano, em parceria com o Ministério da Saúde.

Em caso de picada, a orientação é lavar o local com água e sabão e buscar atendimento imediato em uma unidade de saúde. A SES reforça que não se deve usar torniquetes, cortar, sugar ou aplicar pomadas no local. O atendimento e o soro antiveneno são oferecidos gratuitamente pelo SUS.

A população também é orientada a manter quintais limpos, vedar frestas, sacudir roupas e calçados antes do uso e adotar medidas preventivas para reduzir o risco de acidentes.

Compartilhe:

Destaques