"CONDUTAS ABUSIVAS"

Lei Larissa Manoela: lembre artistas que brigaram com os pais por dinheiro

Nesta semana, um projeto de lei que caracteriza “condutas abusivas” por parte dos pais em relação ao patrimônio dos filhos, foi aprovado pela Câmara dos Deputados e deve seguir para o Senado. A proposta foi inspirada no caso da atriz Larissa Manoela, que em 2023 relatou em entrevista o afastamento dos pais por discussões sobre dinheiro.

A atriz contou que seus familiares gerenciavam a parte financeira de sua carreira e a impediam de usar o próprio dinheiro. Na época dos acontecimentos, a atriz rompeu relações com os pais juridicamente, abrindo mão de um patrimônio estimado em R$ 18 milhões.

O projeto de lei em tramitação visa fiscalizar a gestão indiscriminada de bens de crianças e adolescentes, além de evitar proveito econômico dos filhos por parte dos pais.

Larissa Manoela não é a única que sofreu com essa situação – que se demonstra comum em casos nos quais os artistas começam a trabalhar ainda crianças.

Relembre casos de famosos que brigaram com os pais por dinheiro

Britney Spears

O conflito entre Britney Spears e seus pais movimentou as redes sociais por meio do #FreeBritney, ou “libertem Britney”, em português. A cantora viveu um drama intenso de 2008 até o mês de novembro de 2021, quando a Justiça da Califórnia, nos Estados Unidos, por meio juíza Branda Penny, ordenou o fim da tutela legal de seu pai.

Em junho daquele mesmo ano, Spears fez um apelo ao tribunal para que a deixassem “recuperar sua vida” e denunciou que embora tivesse o desejo de ser mãe novamente, seu tutor não a deixava ir ao médico para se desfazer do dispositivo intrauterino (DIU) que havia inserido, além de se declarar “vítima de tráfico humano”.

Ainda em 2021, a Netflix lançou “Britney x Spears”, documentário sobre a luta da artista para tomar as rédeas de sua vida.

Beyoncé

Em 2011, Beyoncé demitiu o seu pai, Mathew Knowles, após uma suposta briga financeira. Na época, segundo o The Guardian, o pai da famosa negou as acusações de desvio de dinheiro e processou a Live Nation, ex-produtora de shows da artista, por “rombos no caixa”.

Segundo o site TMZ, durante a turnê mundial de Beyoncé em 2011, ele havia alegado que não havia roubado a própria filha. Porém, a produtora teria afirmado que Mathew seria o culpado: “Ele roubou dinheiro de Beyoncé em sua turnê mais recente e se apoderou de recursos, do qual não tinha direito”.

Nos papéis divulgados pelo site, Mathew afirmou que a Live Nation fez falsas alegações sobre a retirada ilegal de dinheiro durante a “I Am… World Tour”. O pai de Beyoncé entrou na justiça contra a empresa.

Rodrigo Mussi

O ex-BBB Rodrigo Mussi também já expôs o fato de ter uma relação complicada com a mãe. Em uma entrevista ao jornalista Léo Dias, ele disse que sua mãe entrou em contato logo após sua saída do BBB 22 para pedir R$ 50 mil, o que fez com que ele se afastasse dela.

Quando o caso de Larissa Manoela veio à tona, o influenciador se solidarizou em suas redes sociais: “Existem pais narcisistas, só quem tem ou teve sabe como é. Não é fácil. Não é mesmo”, disse ele na época.

Compartilhe:

Destaques