Isis Valverde foi vítima de um crime cibernético e teve fotos nuas — atribuídas a ela — vazadas na web. A informação foi confirmada a Quem, nesta quinta-feira (26), pela assessoria de comunicação da atriz, de 36 anos. “A equipe da atriz já acionou seu escritório de advocacia para cuidar do assunto”, informou a assessoria sobre o vazamento.
A informação foi dada com exclusividade pela colunista Fabia Oliveira, do Metrópoles. Segundo a jornalista, Isis Valverde foi surpreendida com uma sequência de fotos sem roupas atribuídas a ela.
Os responsáveis pela publicação das imagens fizeram montagens com fotos postadas pela atriz nas redes sociais. Nos posts, a artista estava usando roupas ou biquínis, que foram retirados com a ajuda de programas de alteração de imagem.
À tarde, a assessoria jurídica da atriz reiterou que as imagens são falsas e revelou que a atriz já está tomando as medidas cabíveis sobre o caso.
“A atriz repudia as imagens, que são totalmente falsas e criadas através de recursos digitais com montagens artificiais. Adverte pela gravidade do assunto, pois o conteúdo é ilegal, inclusive para quem o reproduz. Informa, ainda, que procedeu o registro da ocorrência na Delegacia de Crimes de Informática para notificar e responsabilizar os provedores de internet que compartilharem às imagens fraudulentas. Por fim, tendo em vista que se trata de uma manipulação virtual e inventada, não se pronunciará mais sobre o assunto”, diz o texto assinado pelo advogado Ricardo Brajterman.
Em janeiro deste ano, a atriz Carolina Dieckmann, de 45 anos, participou do Altas Horas, da TV Globo, e relembrou o vazamento de suas fotos íntimas, caso que foi investigado pela polícia em 2012. Na ocasião, ela contou detalhes da tentativa de extorsão e de como foi julgada na época.
“Mandei algumas fotos íntimas para o meu marido. Uma pessoa que estava tentando descobrir dados bancários, achou uns arquivos fotográficos. Eram fotos seminuas e eles começaram a mandar para sites pornográficos. Isso foi fora do Brasil e alguém reconheceu que era eu. Aí, a pessoa tentou me extorquir”, disse.
A atriz explicou que o vazamento aconteceu após ir à delegacia. “Eu não paguei, fui para delegacia e as fotos vazaram. Voltei na delegacia, assumi que fiz aquilo [fotos]. Naquela época, eu fui muito julgada. Acho que hoje não seria tanto. ‘Mas por que você está mandando foto para o seu marido?'”, afirmou.
Em 2012, a Lei 12.737/2012, também conhecida como Lei Carolina Dieckmann, inseriu no código penal o crime de invasão de dispositivo informático, isto é, celulares, notebooks, tablets, etc. Foi então que surgiu a primeira lei que visava proteger a informação e dados individuais no ambiente digital.
Antes da Lei, o acesso a dispositivos privados não era configurado crime, mas sim atos preparatórios. Assim, eram práticas impuníveis. Com a Lei, a prática passa a ser tratada como crime. Essencial para zelar pela segurança e privacidade on-line, também é a Lei que garantiu a evolução das legislações nesse sentido, como a Lei Geral de Proteção de Dados e Marco Civil da Internet.
CONTEUDO : QUEM NOTICIAS