A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a forma como os hospitais e clínicas médicas gerenciam a marcação de consultas para seus pacientes. Com a implementação de sistemas de IA, essas instituições de saúde estão conseguindo melhorar a eficiência, reduzir os custos, melhorar a experiência do paciente e otimizar os atendimentos.
De acordo com Bira Padilha, CEO do grupo BGB, que detém a In2Life, empresa especialista em inovação tecnológica da IT Lean, no setor de saúde, o fenômeno do “no-show”, ou seja, o não comparecimento de pacientes a consultas e exames agendados representa um desafio significativo. “Este problema não só afeta a eficiência operacional das instituições de saúde, como também impacta negativamente a experiência e a saúde dos pacientes. As ausências sem aviso prévio resultam em perda de tempo e recursos, além de prolongar o tempo de espera para outros pacientes que necessitam de atendimento”, pontua.
Em resposta a esta demanda, a empresa desenvolveu a Agenda Inteligente, uma plataforma que utiliza dados e algoritmos avançados para reduzir as taxas de faltas a consultas e procedimentos. Essa ferramenta permite uma gestão eficiente e personalizada dos agendamentos, reconectando pacientes de maneira individualizada. O sistema, através do entendimento contextual do negócio e da segmentação inteligente do paciente, não só diminui as faltas, mas também recupera pacientes de maior risco de ausência, otimizando o desempenho financeiro e aumentando a eficiência operacional de hospitais, laboratórios e clínicas.