A plataforma para criação, transação e gestão de propriedades digitais netspaces acaba de disponibilizar seu programa de tokenização imobiliária para empresas de Mato Grosso, sendo a capital Cuiabá, a primeira região a contar com a alternativa. O recurso permite que construtoras, incorporadoras e demais players do segmento realizem transações imobiliárias em ambiente digital, em tempo recorde e protegidas pela tecnologia blockchain, que é transparente e imutável.
Na prática, ao digitalizar um imóvel, os direitos relacionados a ele ficam materializados em um token na carteira digital de cada proprietário digital, permitindo assim que o imóvel possa ser fracionado em várias partes, cedido ou vendido por contratos inteligentes, direto na plataforma da netspaces. Com essa ação, a netspaces estima elevar o número de consumidores com carteira digital de imóveis em seu ecossistema de 30 mil, registrados em 2023, para 100 mil até o final de 2024.
A decisão de abrir o sistema da empresa por meio de licenças para que negócios regionais possam operar a tokenização de imóveis seguindo um mesmo padrão tradicional acontece após três anos da criação e pedido de patente do conceito de Propriedade Digitalpela netspaces. Presente em mais de 70 cidades, a expectativa da netspaces é viabilizar cerca de 100 licenças do seu programa de tokenização imobiliária até o final de 2024.