FORMATO HÍBRIDO

Oficina Financiamento de Atenção Primária a Saúde acontece em MT

O evento acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso e a expectativa de público é de 150 participantes de forma presencial.

A Secretaria de Estado de Saúde através da Coordenadoria de Gestão da Atenção Primária, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS MT) e a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/SAS) realiza nesta terça-feira e quarta-feira (08 e 09.03) a Oficina Financiamento da Atenção Primária a Saúde, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

O evento tem formado híbrido e a expectativa de público é de 150 participantes de forma presencial, entre gestores e profissionais de atenção primária dos municípios, Escritórios Regionais de Saúde, apoiadores COSEMS e áreas técnicas. A participação da Diretora do Departamento e Saúde da Família da SAPS do Ministério da Saúde, Renata Maria de Oliveira Costa, foi confirmada.

Em conjunto, as secretarias têm destinado esforços para apoiar os gestores e equipes técnicas no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e, por este motivo, foi programada pela SAPS, MS a oferta da Oficina Financiamento da Atenção Primária a Saúde, em todos os estados da federação.

A Oficina Financiamento da Atenção Primária à Saúde tem como objetivo capacitar os estados e municípios quanto à organização do financiamento federal e seus componentes, de modo a qualificar os territórios para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde.

O Previne Brasil é um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. Equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos.

Compartilhe:

Destaques