Um homem de 34 anos, identificado como Everton Cândido Gomes da Silva, foi executado a tiros na tarde de quarta-feira (19) em San Matías, na Bolívia. Uma mulher que estava com ele no momento do crime sobreviveu e passou a descrição dos atiradores aos policiais.
Everton havia sido um dos alvos da Polícia Federal na Operação Volver, que investigou o tráfico de drogas em Mato Grosso.
Conforme a imprensa local, Everton estava em um carro branco, acompanhado de uma mulher, quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram. Um deles teria atirado várias vezes contra o homem.
A mulher saiu ilesa do ataque e descreveu os criminosos aos policiais da “Fuerza Especial de Lucha Contra el Crimen”.
Ferido, Everton saiu do veículo e tentou pedir ajuda para testemunhas. Mas ninguém conseguiu ajudá-lo, pois ele caiu no chão e morreu pouco depois devido à gravidade dos ferimentos.
Os policiais realizaram buscas pela região, mas não conseguiram localizar os atiradores. A Polícia do País investiga o crime.
A Operação Volver
Em outubro de 2009 o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça Criminal da Comarca de Cáceres (220 km a Oeste de Cuiabá), ofereceu denúncia contra 30 pessoas, após as investigações da Operação Volver. Everton foi um desses denunciados.
O grupo respondeu pelos crimes de formação de quadrilha e associação ao tráfico. De acordo com o MP, os acusados exerciam papéis definidos na quadrilha e contribuíam ativamente para a disseminação do tráfico de drogas, que destinava-se a outros Estados do país, especialmente o Espírito Santo.
O vínculo permanente entre os acusados foi comprovado por meio de várias interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça, em 2008. A organização criminosa movimentava contas correntes e se utilizava de “mulas”, que eram as pessoas encarregadas de efetuar o transporte da droga.