Exame sorológico realizado pela Secretaria de Saúde de Várzea Grande, em laboratório particular, aponta que o morador João Evangelista dos Santos, está com 96% de anticorpos contra a Covid-19, ou seja, ele recebeu a vacina contra o vírus eliminando qualquer suspeita de erro de aplicação da dose.
Há um mês, um vídeo que circulou em grupos de WhatsApp causou maior alvoroço e preocupação nos moradores de Várzea Grande em relação ao processo de vacinação no município. No vídeo, uma enfermeira responsável pela aplicação do imunizante, no posto de vacinação no Ginásio de Esporte Fiotão, não pega a dose aspirada e aplica aquela que já estava em sua mão. A confusão criou uma dúvida nas pessoas e levou o seguinte questionamento: será que ele recebeu a vacina? Ou foi aplicada nele apenas vento?
Na época, secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros, garantiu que não passou de uma confusão da parte da enfermeira, e garantiu que a pessoa que aparece nas imagens recebeu dose a da vacina AstraZeneca.
Nesta terça-feira (03.08), a Secretaria de Saúde do município apresentou teste clínico realizado em João Evangelista que demostra que ele possui anticorpos contra o vírus.
Em nota, o prefeito Kalil Baracat (MDB) afirmou que o exame só demostrou que a gestão tinha certeza que ocorreu apenas uma equívoco no caso. “A realidade é de que confiamos nos profissionais da Saúde Pública e tínhamos certeza de que os devidos esclarecimentos seriam dados, portanto, ficou comprovado que a Saúde em nossa cidade trabalha sério, com eficiência e respeitando as pessoas e o resultado está aí”, disse o gestor.
Já o secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, disse que a gestão municipal zela pela eficiência e transparência na campanha de vacinação, assim como reforçou o pedido para que os moradores procurem os pontos de imunização para serem vacinados.
“Nós realizamos o exame, lembrando que desde o fato nos colocamos a disposição, desde que com avaliação médica, de se promover uma nova vacinação, se ele não estivesse imunizado e para nossa satisfação, com apenas uma dose, a imunização dele com a vacina AstraZeneca superou os 90% e ele ainda receberá a segunda dose”, declarou o secretário.
O morador João Evangelista disse que desde o início sabia que tinha recebido a vacina de forma correta, e ainda aconselhou os demais a se vacinarem. “Aconselho que as pessoas se vacinem também. Os exames também comprovam a eficácia da vacina. A campanha de vacinação está sendo séria e o trabalho está sendo executado com responsabilidade, equívocos acontecem” disse o morador.