MAIOR CONSUMO

Festas de fim de ano melhoram confiança do comerciante em Cuiabá

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá cresceu 2,69% em novembro, alcançando 112,8 pontos, próximo ao registrado em novembro de 2023 (113,1 pontos). O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou que os aumentos consecutivos apontam para uma melhora nas perspectivas atuais e futuras do comércio, impulsionadas pela proximidade do Natal.

Os componentes com maior impacto positivo foram: Condições Atuais da Economia (+4,5%), Indicador de Contratação de Funcionários (+4,5%) e Situação Atual dos Estoques (+2,8%). Apenas a Expectativa das Empresas Comerciais registrou leve queda (-0,3%).

Apesar disso, 83,2% dos empresários esperam melhorias para suas empresas e 61,9% planejam aumentar o quadro de funcionários. Além disso, 61% consideram os estoques adequados e 77,4% dos entrevistados projetam melhora no comércio.

No Brasil, o Icec também apresentou alta de 1,15% em novembro, atingindo 113,5 pontos, superando o índice de novembro de 2023 (110,3 pontos). O Natal, como principal data comercial, é apontado como fator decisivo para impulsionar as vendas no final de ano.

Compartilhe:

Destaques