As escolas particulares de Cuiabá recebem os alunos para o reinício das aulas nesta semana, mas as atividades internas estão sendo desenvolvidas há alguns dias, com a realização de reuniões, planejamentos e outras atividades. O Colégio Notre Dame de Lourdes, por exemplo, reuniu toda a comunidade escolar, durante 7 dias, para palestras, debates e dinâmicas dentro da proposta de formação continuada da equipe.
Entre os palestrantes convidados para a semana de preparação visando o início do ano letivo, estiveram em Cuiabá o professor Francisco Renaldo Costa, Coordenador Pedagógico na Metodologia OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo), e o professor Marcos Moriggi, diretor de consultoria pedagógica do SAS (Sistema Ari de Sá).
Conversando com todos os colaboradores do Colégio Notre Dame de Lourdes, Francisco Renaldo trabalhou o tema ‘Educação em tempos extraordinários: resiliência, liderança, adaptação e inovação’. Para ele, a única forma de manter o interesse dos estudantes é fazer com que estar na escola seja desafiador e prazeroso. “É necessário sentir-se motivado, sempre”, pontuou.
A palestra de Marcos Moriggi foi sobre ‘Sala de aula: espaço reservado para ação e reflexão’. Ele dialogou com professores e coordenadores e ressaltou a importância da escola colaborar na construção de cada cidadão para a vida. “É muito pertinente pensarmos nisso, as salas de aula não são mais fechadas entre quatro paredes, o trabalho vai muito além”, destacou.
Além de participar das palestras, os colaboradores do Notre Dame de Lourdes se reuniram em dinâmicas, atividades de planejamento e troca de experiências, pensando no ano letivo de 2024. “A educação é muito dinâmica, vivemos em um tempo de mudanças constantes e a qualificação dos nossos profissionais é essencial”, afirmou a Irmã Marluce Almeida, diretora do Colégio.