IMPRESSIONANTE

Como ver a conjunção entre a lua e marte nesta segunda-feira (28)

Embora o fenômeno possa ser visto a olho nu durante o crepúsculo, binóculos facilitarão a observação

Observadores do céu ao redor do mundo poderão presenciar uma impressionante conjunção entre a Lua e Marte logo após o pôr do sol da segunda-feira, 28 de julho. Visível no horizonte oeste, o par chamativo poderá ser observado durante o crepúsculo, antes de desaparecer algumas horas depois. Na mesma noite, espera-se uma chuva de estrelas cadentes com o pico das chuvas de meteoros Delta Aquarídeos do Sul e Alfa Capricórnidas.

A conjunção entre a Lua e Marte será melhor observada cerca de 45 minutos após o pôr do sol e ficará visível por cerca de uma hora antes de se pôr no oeste.

É recomendável ter uma visão desobstruída do horizonte oeste. Embora o fenômeno possa ser visto a olho nu durante o crepúsculo, binóculos facilitarão a observação. A Lua estará abaixo e ligeiramente à esquerda de Marte.

A Lua crescente estará iluminada em 19%, com seu lado noturno banhado pelo brilho da Terra, luz solar refletida das calotas polares, nuvens e oceanos da Terra sobre a superfície lunar.

Marte não estará em seu pico de brilho, mas seu tom avermelhado característico será facilmente perceptível à medida que o céu escurece.

Compartilhe:

Destaques