O medicamento Mounjaro, conhecido para tratamento de diabetes tipo 2, vem ficando cada vez mais popular, e recentemente passou a ser uma opção para o emagrecimento. Porém, existem muitas dúvidas em relação a utilização dele.
Para esclarecer sobre a “febre do momento”, o especialista em medicina estética, Dr. Samir Ribeiro, explica quais são seus efeitos no corpo, e por que eles ajudam no emagrecimento.
“O Mounjaro (tirzepatida) é um agonista duplo: ele atua tanto nos receptores de GLP-1 quanto nos de GIP (peptídeo inibidor gástrico). Essa ação combinada oferece um efeito potencialmente superior na perda de peso e no controle do apetite, também atuando sobre o hipotálamo. Na prática, muitos pacientes relatam uma sensação de saciedade mais intensa e sustentada”, detalhou Samir.
Outro questionamento popular é quanto tempo é necessário aplicar o Mounjaro. “Não existe uma duração fixa para o tratamento. A duração depende da meta de perda de peso estabelecida inicialmente para cada paciente. Em geral, seguimos o paciente até alcançar o peso ideal ou um ponto de equilíbrio metabólico. Após isso, avaliamos a necessidade de manter o uso da medicação, ajustando a dose ou associando outras estratégias”, disse Samir.
Porém, se engana quem acredita que é apenas a medicação que emagrece; por trás disso há uma mudança de estilo de vida, a alimentação deve ser alterada e, em conjunto a isso, deve ser implementado uma rotina de exercícios físicos.
“O Mounjaro é uma ferramenta, mas o sucesso a longo prazo está na mudança de hábitos. Meus pacientes, em sua maioria, continuam perdendo peso mesmo após a redução da dose ou suspensão da medicação, porque já adquiriram novos hábitos. Portanto, o Mounjaro ajuda a iniciar o processo, mas o que realmente sustenta os resultados é a transformação no estilo de vida”, afirma o Doutor.