VIDA OU MORTE

Biden pede para população da Flórida se retirar com chegada do furacão Milton

Em uma demonstração da gravidade da situação, Biden suspendeu uma viagem programada para Alemanha e Angola nesta semana, informou a Casa Branca nesta terça-feira (8)
Milton avançava pelo golfo do México na manhã desta terça-feira como um furacão de categoria 4, com ventos máximos sustentados de 230 km/h

O presidente Joe Biden afirmou, nesta terça-feira (8), que o furacão Milton pode ser “a pior tempestade na Flórida em um século” e pediu aos americanos em áreas de risco para “se retirarem agora, agora, agora”. “É uma questão de vida ou morte”, acrescentou o mandatário. Milton avançava pelo golfo do México na manhã desta terça-feira como um furacão de categoria 4, com ventos máximos sustentados de 230 km/h. Em uma demonstração da gravidade da situação, Biden suspendeu uma viagem programada para Alemanha e Angola nesta semana, informou a Casa Branca nesta terça-feira (8).

A vice-presidente e candidata democrata à Casa Branca, Kamala Harris, também pediu aos moradores da Flórida que “levem a sério” as autoridades locais. “Moradores da Flórida, vocês são pessoas resilientes que sofreram muito, mas este será diferente”, advertiu Harris na rede ABC. Após enfraquecer de categoria 5 para 4, espera-se que atinja a Flórida na noite de quarta-feira (9) como uma tempestade de categoria 3, de acordo com o centro de furacões (NHC) dos Estados Unidos, que o classificou como “um furacão extremamente perigoso”.

Já afetada pela destruidora passagem do furacão Helene há dez dias, o qual deixou mais de 230 mortos, “toda a península da Flórida está sob algum tipo de alerta ou advertência”, afirmou, nesta terça-feira, o governador do Estado, o republicano Ron DeSantis. Jane Castor, prefeita da cidade de Tampa, disse que Helene foi um alerta e que é literalmente uma catástrofe”.

“Posso dizer isso sem exagerar: se escolherem ficar em uma das áreas de evacuação, vão morrer”, declarou na segunda-feira à CNN. Geradores, alimentos, água e tendas estão sendo distribuídos por toda a Flórida e muitos habitantes estão protegendo suas casas ou planejam ir embora. “Vocês têm tempo para sair, então, por favor, saiam”, pediu DeSantis aos moradores das áreas de risco na segunda-feira.

Milton passou perto da península de Yucatán, no México, na noite de segunda-feira, provocando intensas chuvas, ventos fortes e ondas, mas sem que danos maiores fossem registrados.

Compartilhe:

Destaques