ESPORTE E ALTO RENDIMENTO

Atleta é vice-campeão sul-americano de karatê master mesmo lesionado

O atleta Leandro Augusto Domingues Alves, de 54 anos, conquistou o vice-campeonato no 1º Campeonato Sul-Americano de Karatê Master, disputado entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026. Atual campeão brasileiro pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e integrante da Seleção Paranaense, Leandro foi o único representante de Curitiba na competição.

A medalha de prata foi conquistada na categoria -75 kg, categoria J, destinada a atletas nascidos entre 1969 e 1971. Ao todo, apenas três atletas do Paraná participaram do campeonato, que reuniu competidores do Brasil, Chile e Equador. A delegação brasileira contou com 135 atletas, a maior já registrada na modalidade Master.

Mesmo após sofrer uma fratura na mão uma semana antes do torneio, Leandro decidiu competir. Ele chegou à final e garantiu o pódio, representando o Paraná e a GBK Curitiba, dojo do sensei Gilmarcos de Bastos.

Na categoria Master, o atleta soma os títulos de tricampeão paranaense, bicampeão brasileiro e vice-campeão sul-americano. Com trajetória marcada pela multiesportividade, Leandro também competiu por anos no triatlo, incluindo provas do Ironman 70.3, e mantém vínculo com o karatê desde os 10 anos de idade.

Além da carreira esportiva, Leandro é matemático, físico, professor de Robótica Educacional, autor e palestrante. Recentemente, desenvolveu o Método Augustus, voltado ao treinamento inteligente, longevidade física, performance, respeitando os limites de cada fase da vida.

Compartilhe:

Destaques