MULHERES INSPIRADORAS

Conheça a história de sucesso da executiva do Assaí em MT

Kenia Mainardi, Diretora Regional do Assaí, é responsável por liderar a operação do atacadista em três estados: Mato Grosso, Acre e Rondônia. Há 10 anos na Companhia, ela conta que as mudanças no setor são visíveis, principalmente no que se refere à presença de mulheres com mais de 50 anos em cargos de liderança.

“Não me vejo tão sozinha mais. Temos várias mulheres já [em cargos de liderança], na própria empresa e nos nossos fornecedores. A gente está vendo ao longo deste período que tem muitas mulheres se destacando. Com isso, não me sinto tão sozinha como era quando entrei no setor varejista em 2000”, relembra a executiva.

A história de Kenia, natural de Rondonópolis (MT), no Assaí começou há 10 anos, quando foi convidada para ajudar a expandir a marca para o mercado oeste brasileiro. Ela foi responsável pela abertura das primeiras lojas da Companhia em Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Há alguns anos, deixou a gestão de Mato Grosso do Sul e assumiu a operação do Acre e Rondônia.

“Foi um grande desafio. Não se conhecia o que era o Assaí Atacadista nas regiões. O começo foi um período de muito aprendizado e, sem dúvidas, aprendemos muito. Em um ano, construímos cinco lojas. A equipe era bem enxuta, mas hoje temos uma estrutura de escritório sólida, que inclui gerências por diversas áreas”.

Em meio a um sólido plano de expansão do atacadista e uma equipe formada por homens e mulheres nas localidades, Kenia viu a sua carreira profissional tomar novos rumos e, para conciliar carreira e maternidade, contou com uma rede de apoio. “A gente conta com outras mulheres na vida da gente também. Tenho, há 10 anos, uma secretária que me ajuda bastante. E minha mãe foi muito importante para cuidar das minhas filhas. Tenho um maridão parceiro também. Na minha vida, para eu crescer, tive muito a participação dos homens. Eles também me inspiraram e me deram muito apoio em todas as áreas”, conta Kenia.

Para ela, um dos segredos para dar conta de várias demandas é a parceria no relacionamento e ter tempo de qualidade. “Meu marido Marcelo compartilha a responsabilidade de cuidados com as nossas filhas, que hoje já são duas mulheres – Marcela, 23, e Maria Camila, 18. Somos muito parceiros”. Diante da necessidade de reinvenção, Kenia Mainardi está sempre em movimento. Formada em Matemática, já trabalhou com Recursos Humanos, no setor Administrativo e, depois, Comercial. Nos últimos anos, foram dois MBAs.

“Fácil não é. Conciliar família, formação, gestão comercial. Tenho muito mais coisas para fazer ainda. Foram vários momentos em que tive que me reinventar como gestora. O mais recente foi na pandemia. Além disso, atuamos em uma região muito forte no segmento de atacarejo”, pontua a Diretora Regional.

Os próximos planos? “Seguir com muita paixão pelo o que fazemos e gosto muito de desafios. Temos que trazer mais mulheres para cargos de liderança e nos mantermos competitivos, abrir ainda mais lojas com serviços, atrair mais clientes e continuar aumentando a nossa presença no mercado”, finaliza.

Compartilhe:

Destaques