Morreu na madrugada desta quarta-feira (11), a cantora, ativista LGBT e atriz Hend Santana. Com apenas 30 anos, Hend foi vítima de um infarto fulminante.
Hend, mulher trans, era publicitária e servidora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, trabalhava na Rádio Assembleia e desenvolvia um trabalho musical autoral.
Suas músicas defendiam temáticas importantes para as comunidades LGBTQIA+ e negra e combatia a gordofobia.
A Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer lamentou a morte de Hend e destacou a luta dela contra gordofobia, o racismo e a transfobia.
“Hend foi curadora do 26° Salão Jovem Arte de Mato Grosso, que ocorreu recentemente. Primeira trans não-binária a participar do Miss Plus Size Diversidade, Hend Santana ganhou visibilidade com suas apresentações artísticas, canções carregadas de teatralidade e discurso forte em favor da causa LGBTIA+. Neste momento de imensa dor, todo o time da Secel-MT manifesta aos familiares e amigos as mais sinceras condolências e solidariedade”, diz a nota.
O prefeito Emanuel Pinheiro também lamentou a morte da artista.
“Que Deus ampare e conforte seus corações feridos pela dor do luto de familiares e amigos da querida artista Hend Sanatana” disse o prefeito.