Em 14 de abril é celebrado o Dia Mundial do Café, uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Conforme a nutricionista Clariana Colaço, ele é rico em antioxidantes, como os polifenóis e os ácidos clorogênicos, ajudando a proteger as células contra danos causados pelos radicais livres, contribuindo para a saúde cardiovascular e a redução do risco de certas doenças crônicas.
No entanto, a profissional ressalta a importância de consumir café com moderação e estar ciente de algumas precauções nutricionais. Isso porque o excesso da bebida, por exemplo, pode levar a efeitos colaterais indesejados, como insônia, em pessoas sensíveis à cafeína.
A seguir, lista com algumas dicas para tomar café de forma saudável!
1. Escolha grãos de café de alta qualidade
Opte por grãos de café de alta qualidade e frescor para obter o melhor sabor e aroma. Grãos frescos e recém-torrados geralmente produzem uma bebida mais saborosa e rica em antioxidantes.
2. Atenção ao tamanho das porções
Tenha em mente o tamanho das porções ao tomar café. Uma xícara padrão tem aproximadamente 240 ml. Evite consumir quantidades excessivas de café de uma única vez para evitar efeitos colaterais negativos.
3. Aproveite o café sem adições desnecessárias
A nutricionista recomenda consumir café sem açúcar. Porém, se for inevitável, opte por adoçantes naturais, como canela, stevia ou extrato de baunilha, sempre que possível. O excesso de açúcar adicionado pode neutralizar os benefícios à saúde da bebida e contribuir para o consumo excessivo de calorias vazias, associado a um maior risco de obesidade e doenças metabólicas.
4. Escolha métodos de preparo saudáveis
Opte por métodos de preparo de café mais saudáveis, como filtragem ou prensa francesa — que ajudam a preservar os antioxidantes naturais —, em vez de métodos que envolvem o uso de filtros de papel branqueado ou adição de produtos químicos.