COM EMENDAS

Vereadora quer Santa Casa e São Benedito funcionando simultaneamente

A vereadora Michelly Alencar (UB) manifestou discordância em relação ao prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), sobre a possível alteração no atendimento da Santa Casa de Misericórdia, que poderá passar a atender as demandas do Hospital Municipal São Benedito a partir de setembro. A parlamentar defende que a instituição filantrópica continue operando da maneira atual, com o suporte de emendas parlamentares municipais e estaduais, além da colaboração de outras entidades. As declarações foram dadas durante entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira (22), em contraposição ao posicionamento do Executivo.

Na semana anterior, Abílio sinalizou a possibilidade de a Santa Casa assumir os atendimentos hoje realizados pelo Hospital São Benedito. As mudanças estão previstas para o segundo semestre, período em que o Governo do Estado deve ativar o Hospital Central e encerrar sua gestão sobre a Santa Casa.

A parlamentar acredita que há necessidade suficiente para que ambas as unidades — Santa Casa e São Benedito — sigam operando.

“Por mais que o Prefeito Abílio tenha se posicionado, eu acredito que todos os posicionamentos agora, eles são posicionamentos que estão sendo construídos, no que depender de mim, dos vereadores aqui, a gente tem o consenso de que as duas unidades precisam ser mantidas”, declarou a vereadora, que também preside a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social.

Segundo Michelly, este é o momento ideal para debater de que forma todos os envolvidos podem contribuir para a permanência das duas unidades em funcionamento e, principalmente, qual será a estratégia de articulação entre o Governo do Estado e a Prefeitura para assegurar a continuidade da Santa Casa.

“Nós temos demanda para isso, nós temos público para isso e eu acredito que sim, se isso for muito bem conversado entre o Governo do Estado, Tribunal de Contas, que também tem se mostrado parceiro em poder ajudar essa reestruturação da saúde do Cuiabá, eu acredito que a gente consiga sim”, afirmou.

Michelly também ressaltou que tanto deputados quanto vereadores estão dispostos a colaborar no que for possível e reconhecem o papel essencial da Santa Casa no atendimento à população. O apoio viria por meio da destinação de emendas, respeitando os limites legislativos e orçamentários de cada esfera. “NA nossa luta é manter a Santa Casa aberta para a população continuar sendo atendida”, concluiu a vereadora.

Compartilhe:

Destaques