A vereadora Maysa Leão (Republicanos) afirmou que vota a favor da extinção da Arsec (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá), segundo ela, a agência reguladora “nunca funcionou” e não cumpre papel de fiscalizar.
O prefeito Abilio Brunini (PL) enviou à Câmara Municipal um projeto propondo a extinção da Arsec no prazo de 90 dias. Para ele, a proposta prevê a redistribuição das funções da Arsec entre quatro conselhos específicos, cada um vinculado à secretaria correspondente.
“A Arsec seria maravilhosa se ela funcionasse, mas nunca funcionou. A Águas Cuiabá não tem cumprido o contrato que tem com a Prefeitura, tem causado transtorno na vida do cidadão, e a Arsec nunca fiscalizou isso nem a qualidade da obra”, afirmou a vereadora.
“É um serviço muito mal prestado, que a Arsec nunca denunciou, que a Arsec nunca chamou para si a responsabilidade. Então, seria maravilhoso a Arsec continuar se funcionasse, se não funciona tem que extinguir e eu vou votar a favor”, disse.
Maysa admitiu que o reajuste feito pela Arsec está dentro do previsto, entretanto, a população não está tendo um retorno dos serviços. “Eu concordo que o reajuste está dentro dos cálculos e dentro da realidade, mas você vai reajustar um serviço que não foi prestado como deveria. Também há que se olhar que hoje o cidadão cuiabano paga uma taxa de esgoto altíssima e nós [a Águas Cuiabá] não estamos tratando a água e o esgoto de Cuiabá”, encerrou.