“DIAS DE CARMA”

Troca vaza, prefeito anuncia

O prefeito Abilio Brunini confirmou a troca da secretária de Saúde. Sai Lucia Helena Barboza Sampaio e entrará, quinta-feira, Danielle Pedroso Dias Carmona. O anúncio foi feito antecipadamente, porque teria vazado para a imprensa.

O motivo da troca é que não foi esclarecido.

Ao ser perguntado, o prefeito fez um relato do que considera avanços na pasta, mas não respondeu diretamente ao questionamento.

Aliados de sua base na Câmara de Vereadores já haviam pedido a substituição, que foi negada pelo prefeito, assegurando que quanto mais criticada, mais motivos teria para mantê-la no cargo.

Aparentemente isso tinha sido apaziguado. O céu estava limpo, os ventos calmos, iluminação perfeita, nada que prejudicasse a navegação ou voo, até que o prefeito Abilio resolveu que não pagaria 1/3 de férias sobre quinze dias dos professores da rede municipal de educação. Revolta na base e o prefeito perdeu fragorosamente.

Os motivos da saída são mais importantes que a troca.

Se a decisão foi da secretária, com a avaliação técnica positiva atribuída a ela, põe os motivos no “jeitinho de ser” do prefeito, que centralizador e inexperiente no executivo, tem dificuldade em acreditar em seus assessores quando lhe dizem que aquilo que o fiscal Abilio exigia do ex-prefeito é impossível de ser executado, com as condições técnicas e financeiras oferecidas pelo prefeito Abilio.

Se a decisão foi do prefeito, temos duas alternativas. A primeira, que ele resolveu entregar a cabeça da secretária para o parlamento, buscando uma paz antes que fique pior, já que o modo “imperador” foi recusado pelos aliados, exceto uma vereadora. Pode significar um novo relacionamento entre executivo e parlamento, dentro dos moldes normais, com a discussão de pautas e um pouco de trabalho para seu secretário de governo, que passa o tempo sendo presidente do Partido Liberal (PL) e recebendo partidários com problemas dentro do partido no gabinete da prefeitura, onde é pago para outro trabalho.

A segunda alternativa é o prefeito ter avaliado que a secretária conseguiu tirar leite de pedra, mas não na quantidade que ele acha que pedra produz leite. Um problemão para Carmona.

De todo modo, a escolhida para a tarefa, a ex-interventora estadual na saúde Danielle Dias Carmona, não por sua capacidade profissional, mas pela situação da saúde em Cuiabá, pode dar palco e razão para o ex-prefeito Emanuel Pinheiro.

Vejamos; ela como interventora cumpria as determinações do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que ainda está vigente, com respaldo estadual. Se por acaso não conseguir cumprir agora o que ela assinou, sem esse guarda-chuva financeiro estadual, sepulta de vez a exequibilidade do TAC e Nenéu arrotará perseguição e montagem de armadilha.

Como diria o caipira; se o momento exige “carma”, que seja uma “carmona”. Isso ou a confirmação do karma, monges entenderão.

Compartilhe:

Destaques