O prefeito Abilio Brunini teve aprovado seu projeto que elimina a cobrança de passagem no transporte coletivo municipal em todos os domingos.
A iniciativa merece aplausos.
Favorecendo uma maior circulação de pessoas, fomenta vários setores, como comércio em feiras livres, turismo, visitação de parques municipais e até a interação de parentes e amigos que moram distantes, atendendo a população mais pobre da cidade.
Dois aspectos da medida precisam ser observados.
Atenção a quantidade de ônibus em circulação aos domingos, pois o certo aumento no número de passageiros pode causar uma espera desencorajadora no uso do transporte coletivo. É de se esperar que a prefeitura esteja atenta para corrigir as falhas que certamente ocorrerão.
E de segunda a sábado?
A excelente medida de não cobrança aos domingos não corrige nenhuma falha do transporte coletivo durante a semana. Todas as falhas apontadas pelo então candidato Abilio, continuam ocorrendo, nenhuma correção ou melhoria prometida então, teve sequer uma citação de providência ou intenção.
É necessário ressaltar que não há dependência da CPI na Câmara de Cuiabá, proposta e presidida pela esposa do prefeito, a vereadora Samantha Iris, para exigir o cumprimento do contrato com as empresas, onde a prefeitura também tem obrigações.
Separadas as ações, as soluções prometidas perguntam: Vai nesse ou esperar o próximo?