Centenas de servidores da Saúde de Cuiabá realizam um protesto cobrando o pagamento do 13º salário e Prêmio Saúde, na porta da prefeitura, em frente à Praça Alencastro, região central da Capital, na manhã desta segunda-feira (30), penúltimo dia da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
O protesto ocorre após Emanuel não honrar com o pagamento aos profissionais. De acordo com informações, ele teria firmado um novo compromisso para quitar os débitos, porém, o calendário não foi seguido. Uma greve não está descartada, caso não ocorra o repasse do município.
O prefeito eleito, Abilio Brunini (PL), na noite de domingo (29), se comprometeu em acionar o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e o Tribunal de Justiça (TJMT), para pedir o bloqueio de contas do município para a realização dos pagamentos – evitando o agravamento do caos na pasta. Ele toma posse na quarta-feira (1).
Por meio de nota, o município informou que os pagamentos serão realizados até o final desta segunda-feira, 30 de dezembro. A Secretaria Municipal de Saúde lamentou ainda os transtornos ocasionados pelo fechamento do exercício fiscal de 2024 e reforçou seu compromisso com a regularização da situação.