REAJUSTE SALARIAL

Servidores do Judiciário de MT confirmam greve

Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso confirmaram o início de uma greve a partir da próxima quarta-feira (21). A categoria reivindica reajuste salarial de 6,8% para todas as classes e níveis, além de mudanças no plano de carreiras.

Para marcar o primeiro dia de paralisação, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso (Sinjusmat) anunciou uma marcha às 8h, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. A concentração está prevista em frente à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A mobilização deve contar com apoio de servidores de outros órgãos, como Tribunal de Contas, Ministério Público e Analistas Judiciários.

O reajuste é reivindicado desde setembro do ano passado, quando o Tribunal de Justiça de Mato Grosso encaminhou à ALMT o Projeto de Lei nº 1.398/2025, que previa o aumento salarial e ajustes no plano de carreiras. A proposta foi aprovada pelos deputados em novembro, após pedidos de vista, mas acabou vetada integralmente pelo governador Mauro Mendes em dezembro.

O Governo do Estado justificou o veto pela ausência de estudos consolidados de impacto financeiro e indicou que o reajuste poderia gerar acréscimo anual de cerca de R$ 1,6 bilhão na folha de pagamento, além de provocar efeito cascata em outras categorias do serviço público.

A Assembleia Legislativa manteve o veto em votação secreta realizada no dia 3 de dezembro. O Sinjusmat tentou anular a sessão por meio de mandado de segurança, mas o pedido foi negado pelo Tribunal de Justiça, que considerou não haver urgência para suspender a decisão.

Compartilhe:

Destaques