A seis meses do fim dos mandatos, os prefeitos das 26 capitais cumpriram 39,1% das promessas que fizeram durante a campanha eleitoral de 2020. Pesquisa aponta que 426 dos 1.090 compromissos assumidos pelos então candidatos eleitos foram cumpridos.
O levantamento foi feito pelo g1 e mostra ainda que, 23,2% das promessas foram cumpridas parcialmente durante 3,5 anos de gestão.
Dados mostram também que os prefeitos ainda não cumpriram 37,6% daquilo que prometeram.
As eleições municipais acontecem neste ano no dia 6 de outubro (primeiro turno) e no dia 27 do mesmo mês (em caso de segundo turno).
Na análise após um ano de mandato, em 2022, os governantes haviam cumprido apenas 15% dos compromissos assumidos.
Inicialmente, foram considerados 1.091 compromissos, porém um deles foi excluído após revisão da reportagem. Ainda, uma promessa não pôde ser avaliada devido à falta de dados ou informações, enquanto outra precisou ser revisado após um erro detectado na apuração da informação.
Para avaliar o terceiro ano e meio do mandato dos prefeitos, foram analisadas as respostas recebidas das administrações até 30 de junho.
Em termos numéricos, o resultado da avaliação das promessas é o seguinte:
- Total de promessas: 1.090
- Cumpridas integralmente: 426
- Cumpridas parcialmente: 253
- Não cumpridas ainda: 410
- Não avaliadas: 1
- Excluídas: 1
Quanto à divisão por temas, as promessas relacionadas ao turismo e esporte lideram em termos percentuais de não cumprimento, representando respectivamente 3,1% e 3,2% do total de 1.090 promessas.
Por outro lado, os temas com os maiores percentuais de compromissos cumpridos incluem economia (7,9% do total), administração pública (4,1% do total) e transparência (0,9% do total).
Considerando que a análise se refere ao terceiro ano e meio do mandato dos prefeitos, é possível que o número de promessas cumpridas ainda aumente até o término de seus mandatos.
Metodologia
Os critérios para avaliar as promessas são os seguintes:
Não cumprido ainda : quando o compromisso prometido não foi realizado e não está em funcionamento.
Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, mas ainda há pendências a serem completadas.
Cumprido: quando a promessa foi totalmente realizada e não há pendências.
Por exemplo, se a promessa é inaugurar uma obra, ela só será marcada como “cumprida” se a obra já tiver sido inaugurada. Caso contrário, será marcada como “não cumprida”. Se a promessa é construir 10 hospitais e apenas 5 foram inaugurados, o status será “em parte”. Da mesma forma, se a promessa é inaugurar 10 km de uma rodovia e apenas 5 km foram entregues à população, o status será “em parte”.