Foi sugerido pelo vereador de Cuiabá, Rafael Ranalli (PL), que os ambulantes que estão no Centro Histórico da capital sejam realocados para o Beco do Candeeiro.
Em sua sugestão, prevê que haja instalação de bancas padronizadas para garantir melhor organização e condições de trabalho aos vendedores. Essa resolução surge após o prazo estabelecido pela Sorp, que determinou a desocupação voluntária das calçadas até quinta-feira (5).
“A ideia é que o nosso Centro Histórico seja, de fato, reformulado. E nada melhor do que oferecer um novo espaço para os ambulantes que ainda não estão regularizados, mas que precisam trabalhar. O prefeito Abílio tem fechado os chamados ‘inferninhos’ na região e atuado para retomar essas áreas, que por muito tempo estiveram dominadas por usuários de drogas. Com essa limpeza urbana, o comércio poderá funcionar com mais segurança e dignidade”, disse Rafael.
Porém, até o dado momento, a proposta apresentada pela prefeitura aos ambulantes que optaram pela formalização é a destinação para o Mercado da Orla do Porto.
Porém, o parlamentar defende que a opção pelo Beco do Candeeiro tem ganhado força e deverá ser adotada após as devidas adequações do espaço. Segundo Ranalli, a proposta representa uma solução equilibrada, que atende ao interesse público ao mesmo tempo em que assegura alternativas de sustento aos trabalhadores informais.