A vereadora e Presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil (PL), afirmou que nessa quinta-feira (9) acontecerá a escolha dos presidentes das 23 comissões, no colégio de Líderes. De acordo com a parlamentar, os vereadores terão de atuar em pelo menos dois grupos de trabalho. E a escolha será feita a partir de votação.
“A votação vai ocorrer no Colégio de Líderes em reunião na quinta-feira. O verador se coloca à disposição para concorrer, é um processo democrático”, explicou a presidente nesta terça-feira (7).
Paula tem realizado uma reforma administrativa na Câmara, promovendo exonerações e reordenando os cargos. A mudança de comissões também está inclusa. Na primera sessão do mandato, a presidente colocou para discussão o desmembramento de comissões, passando de 16 para 23 grupos. Conforme a presidente, a intenção é dar mais celeridade aos procedimentos em tramitação.
“Aprovamos 23 comissões que não acrescentarão custo nenhum. Nós realizamos o desmembramento para, justamente, dar mais celeridade aos projetos da Casa, para trabalharmos com mais foco. Era necessário que fizéssemos essa alteração no início do mandado, nomeando os vereadores que irão presidir para trabalharmos de forma mais ágil”, disse Paula.
Das 23 comissões, apenas a presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) foi escolhida. A primeira-dama e vereadora, Samantha Iris (PL) foi eleita ao cargo. Ela concorreu com Marcrean Santos (MDB) que ficou na vice-presidência.