O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), afirma que Gabriel Galípolo não deve ter problemas durante a sabatina ao cargo de presidente do Banco Central e aposta na vitória unânime do economista.
A expectativa é para que ele repita, na CAE, o feito de Roberto Campos Neto, que tem mandato até 31 de dezembro deste ano na presidência do BC, e foi aprovado pela Comissão por unanimidade entre os parlamentares presentes. Na votação no plenário, ocorrida em fevereiro de 2019, o então indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro teve 55 votos favoráveis, seis contrários e uma abstenção.
As votações da indicação de Galípolo tanto na Comissão, quanto no plenário, são secretas e devem ocorrer ainda nesta terça-feira.
Galípolo é visto como um “velho conhecido da casa” por ter passado pelo mesmo trâmite no ano passado, quando foi indicado para a diretoria de Política Monetária do Banco Central, cargo que ocupa atualmente. Ele tem uma boa interlocução com parlamentares da base e da oposição e frequentemente é elogiado por posicionamentos no BC.