BUSCA ALTERNTIVA

Prefeito Abílio propõe parcerias privadas para ampliar vagas escolares

A rede municipal de ensino de Cuiabá continuará incapaz de atender a toda a demanda por vagas na educação pública em 2025. A declaração foi feita pelo prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), durante uma entrevista coletiva na posse de novos diretores e coordenadores, na manhã desta terça-feira (21). O prefeito revelou que há um déficit de quatro mil vagas, sendo a maior dificuldade na educação infantil, voltada para crianças de zero a quatro anos.

Segundo o prefeito, é necessário “buscar alternativas”. Uma das sugestões pelo gestor é estabelecer parcerias com a iniciativa privada, oferecendo vagas em troca de descontos no Imposto Sobre S

“Nós temos que fazer um trabalho para sanar essa diferença, melhorar o acesso. Durante o ano Vamos buscar parceria para construir isso na iniciativa privada. Verificar a possibilidade dela ceder vagas para abater nos impostos. E isso fica até mais barato, porque muitas vezes o custo da iniciativa privada é mais barato que a pública”, defendeu o prefeito.

O prefeito afirmou que essa proposta seria renovada apenas em 2026, pois será necessário enviar um Projeto de Lei do Executivo à Câmara de Cuiabá para autorizar a medida. Entretanto, até ao final do primeiro semestre, o município permanece sob um decreto de calamidade financeira.

“Como estamos em calamidade financeira, não podemos apresentar nenhum projeto de lei que envolva a renúncia da receita dessas unidades escolares. Provavelmente a partir do ano que vem já devemos ter isso em prática”, conclui.

Compartilhe:

Destaques