AVANÇOS

PL que torna público os cadastros estaduais de pedófilos e agressores de mulheres é aprovado na ALMT

Pretty serious woman pulls palm towards camera, show no rejection gesture, refuses or says hold on, dressed in casual poloneck, being not interested in something, tries to calm someone. Stop here

Foi aprovado nesta quarta-feira (21) pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o Projeto de Lei 527/2025 que prevê que os cadastros estaduais de pedófilos e de agressores de mulheres sejam públicos

A proposta, de autoria do Governo do Estado, agora segue para sanção do governador Mauro Mendes (UB).

A PL garante que qualquer cidadão poderá acessar o Cadastro Estadual de Pedófilos, que trará nomes de pessoas com condenação definitiva (trânsito em julgado) por crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Código Penal e legislações específicas.

O texto também cria o Cadastro Estadual de Condenados por Violência contra a Mulher, com uma medida inédita em Mato Grosso: condenados por agressão não poderão assumir cargos públicos estaduais, incluindo aqueles por indicação política, enquanto constarem no cadastro.

O projeto assegura que os dados das vítimas permanecerão sigilosos e prevê a criação de um sistema para regulamentar, atualizar e garantir o acesso aos cadastros. A responsabilidade pela manutenção das informações será da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Compartilhe:

Destaques