O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) , Marcelo de Oliveira, confirmou na tarde desta quinta-feira (15), que as obras no Portão do Inferno irão iniciar no dia 28 deste mês, em Chapada dos Guimarães.
Em uma nota, ele comunicou que que a Sinfra cumpriu todas as condicionantes exigidas pelo Ibama e o ICMbio, e já pode iniciar as obras.
A solução para evitar o desmoronamento é a obra de redalutamento, e assim liberar o trânsito do trecho MT-251, que liga a capital à Chapada.
O Sinfra nesta altura está planejando o cronograma de obras. Dessa maneira, as datas dos bloqueios necessários serão divulgadas nas próximas semanas.
Foi informado ao Ibama, nesta terça-feira (13), que os trabalhos iriam iniciar, uma das condicionantes é avisar com pelo menos 15 dias de antecedência os órgãos ambientais.
A obra que será feita consiste na retirada do maciço rochoso da curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, diversos cortes na pedra que funcionam como degraus, para impossibilitar os deslizamentos de terra.