1ª DOSE DA CORONAVAC

MP investiga denúncias de pessoas que teriam furado fila

O Ministério Público de Mato Grosso investiga 37 denúncias feitas através da ouvidoria, sobre pessoas que não integram os grupos prioritários da vacinação contra a covid-19, mas foram vacinados.

Segundo as informações mostradas em reportagem no MTTV 1ª Edição, da TV Centro América, neste sábado (20), os supostos ‘fura fila’ teriam recebido a primeira dose da Coronavac.

Várias cidades tiveram registros, sendo Cuiabá (5), Rondonópolis (4) e Cáceres (3), as que teriam vacinado pessoas que não são dos grupos prioritários. Ou seja, não fazem parte do grupo de profissionais que atuam na linha de frente contra a covid-19 saúde e/ou idosos.

Em entrevista, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira disse que medidas serão tomadas, para principalmente, evitar que outras pessoas de cidades vizinhas à Cuiabá sejam vacinadas.

“As doses de vacina são para os cuiabanos. Alguns municípios estão exigindo o comprovante de residência da população e essa medida está sendo estudada para Cuiabá também. Tivemos alguns registros de pessoas que estão vindo até o Centro de Eventos do Pantanal para receber a imunização e não são da capital. Precisamos tomar medidas para ter garantia de que os cuiabanos estão sendo vacinados corretamente”, explicou.

FISCALIZAÇÃO –  O Tribunal de Contas do Estado (TCE) também está fiscalizando as denúncias e pediu que todos os 141 municípios encaminhem listas com a relação de todos os vacinados.

A Ouvidoria Nacional do Ministério Público informou que recebeu 1.065 denúncias sobre casos de fura-fila na vacinação contra covid-19 em todo o país. Após receber as denúncias, as reclamações são encaminhadas para uma unidade do Ministério Público, para que as providências legais sejam tomadas.

O cidadão que quiser denunciar casos de fura-fila pode entrar em contato com a Ouvidoria Nacional do Ministério Público por meio do WhatsApp (61 3366-9229).

Veja os municípios que registram denúncias:
Barra do Bugres;
Vila Rica;
Tesouro;
Nova Mutum;
Tangará da Serra;
Serra Nova Dourada;
Sinop;
Chapada dos Guimarães;
Juína;
São José dos Quatro Marcos;
Jucimeira;
Alto Garças;
Poconé;
Araputanga;
Sapezal;
Lucas do Rio Verde;
Pedra Preta;
Mirassol do Oeste;
São José do Rio Claro;