A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), autorizou a contratação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para desenvolver um levantamento financeiro, patrimonial e estrutural do Departamento de Água e Esgoto do município (DAE-VG). A expectativa da gestora é que o trabalho seja finalizado no prazo de até dois anos.
De acordo com Flávia, o estudo especializado será fundamental para calcular o valor da autarquia e fornecer subsídios técnicos para a formulação do edital do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) — etapa preliminar do processo de concessão, que deverá ser encerrado com a realização de um leilão na Bolsa de Valores.
“Será finalizado dentro de um ano, um ano e meio para dois anos. A concessão será via leilão. A gente pretende fazer a concessão na modelagem de leilão na Bolsa de Valores. Duas empresas já manifestaram interesse. Talvez abra Manifestação de Interesse para que mais empresas possam conhecer o DAE para participar do leilão. Ainda está em análise. Por isso a demora. As decisões serão tomadas junto do Ministério Público, Tribunal de Contas e vereadores, compartilhadas e transparentes, sempre com solidez”, explicou Flávia Moretti, na manhã desta segunda-feira (07).
Segundo a prefeita, a demorada do processo pode até ser questionada. No entanto, assegura que será para garantir uma concessão eficaz e capa de garantir abastecimento de qualidade aos várzea-grandenses.
“Nós vamos estudar primeiro tudo que o DAE tem. Já tinham alguns estudos para PPP [parceria público privada] e não concessão. Agora, as estações de tratamento novas serão colocadas na valoração do DAE. É isso que a Fipe vai fazer. Desde a questão da modelagem legislativa, contratual e valoração do DAE. Isso é importante para que se tenha uma concessão para a iniciativa privada eficaz, garantindo um serviço de qualidade para população”, completou.
Ainda de acordo com Flávia Moretti, a população será chamada a contribuir com processo de concessão do DAE-VG. Para isso, a Prefeitura já programa a realização de audiências públicas.