CONSTITUIÇÃO DE MT

Mendes afirma que é preciso defender a democracia no Brasil

Crédito - Michel Alvim

Na manhã desta segunda-feira (18), o Governador Mauro Mendes desabafou que é preciso defender a democracia brasileira da “estupidez coletiva”.

A declaração foi dada na Assembleia Legislativa, durante seu discurso no seminário que comemora os 35 anos da Constituição de Mato Grosso.

“Eu li um artigo do filósofo alemão  Bonhoeffer, quando ele se opôs ao regime nazista ele foi preso e na prisão ele fez uma grande reflexão: por que o povo alemão, naquele momento um dos mais cultos da Europa, desenvolvido tecnologicamente, uma nação próspera, que a Alemanha já o era, estava se rendendo, se juntando a tão irracional teoria levantada por Hitler, nazista, que levou o país à Segunda Guerra Mundial?”, questionou.

“Ele discorreu sobre a estupidez coletiva. Nós não podemos deixar que a estupidez coletiva coloque em risco a democracia brasileira”, completou.

Na presença dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Flávio Dino, o governador reiterou a necessidade de “reorganizar” os direitos e deveres para restaurar o equilíbrio entre a sociedade e os Poderes.

“Todo cidadão precisa fazer sua parte para que a democracia, comemorada na Constituição, que na Federal traz tanto a palavra direito e tão pouco as palavras obrigações e deveres. Nós precisamos reorganizar essa lógica de direitos e deveres para que haja equilíbrio e perpetuação dessa tão importante democracia hoje comemorada”, disse.

“Não podemos deixar que percamos o senso do que é certo, do que é errado, para que daqui alguns anos nós possamos estar aqui, ou em qualquer canto do Brasil, comemorando a democracia desse país. Mas que ela possa trazer prosperidade social, igualdade, que o Estado Brasileiro possa prestar serviço com dignidade aos seus cidadãos e toda sociedade.”

Compartilhe:

Destaques