Eleito a presidente da Assembleia Legislativa para o mandato 2025/2026, o deputado estadual Max Russi (PSB), disse que pretende apresentar uma proposta sobre divisão de funções entre os membros da próxima Mesa Diretora.
De acordo com Russi, esta proposta evitaria a sobrecarga do presidente e do primeiro-secretário, pois os restante dos membros da Mesa Diretora teriam mais participação sobre decisões administrativas.
“A descentralização pode ser feita, temos como avançar neste sentido e deve ser uma proposta da nova mesa, mas lógico que – pela obrigação e responsabilidade – o presidente e o primeiro-secretário têm que ter estrutura para administrar a Casa”, disse.
“As funções do presidente são bastante puxadas. Quanto mais passar para outros deputados, sobrará mais tempo para exercer o papel como presidente ou primeiro-secretário com mais plenitude”, explicou.
Max, entretanto, explicou que a prestação de contas aos órgãos fiscalizadores continuará sendo dever da presidência e da primeira-secretaria, que será comandada pelo Doutor João (MDB).