GESTÃO PÚBLICA

Mauro Mendes participa do Congresso Nacional

O governador Mauro Mendes (União) está entre os painelistas que discutirão, em Brasília, os caminhos para uma gestão pública eficiente. O evento ocorre esta semana, nos dias 23 e 24 e contará ainda com a presença da ministra do Planejamento, Simone Tebet, o ministro do Tribunal de Contas da União, Antônio Anastasia e outros três governadores.

“Para falar um pouco da nossa experiência de gestão pública de Mato Grosso, como nós conseguimos fazer um equilíbrio fiscal, construir a partir de um momento difícil que nosso estado passou e hoje sendo o estado que está investindo 19,2% da sua corrente receita líquida, transformando isso em investimento para o cidadão”, afirmou Mendes.

Nos dois dias do evento, o foco será criar um espaço de debate que aborde a redução de custos dos serviços públicos, a ampliação da arrecadação de tributos sem aumento da carga tributária e o aumento da eficiência dos serviços oferecidos à população. .

A Instituição Fiscal Independente do Senado Federal (IFI) apresentou estudo realizado em novembro de 2021 que apontou que o principal fator fiscal enfrentado pelos Estados é a despesa com pessoal. Entre 2011 e 2019, apenas São Paulo e Espírito Santo não apresentaram aumento real nos gastos com folha salarial.

Apesar do crescente gasto com pessoal, essa mão de obra não passa por capacitação frequente, o que compromete a qualidade do serviço oferecido, e por vezes o número de servidores é menor do que o considerado ideal. Soma-se a esse cenário a ineficiência de arrecadação tanto dos Estados quanto dos municípios.

Por Michely Figueiredo

 

 

 

Compartilhe:

Destaques