A deputada estadual, Janaina Riva (MDB) falou em seu perfil do Instagram neste sábado (10) sobre as declarações do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União). Segundo a parlamentar, o chefe do Executivo estadual voltou a atacar sua família em meio a uma disputa política e chegou a chamá-la de “marionete”.
“Governador, se tem alguém com fama de pau mandado dentro de casa, esse alguém não sou eu. Essa fama é do senhor. Não use suas debilidades, traumas e problemas pessoais em uma discussão que é política”, declarou Janaina.
A deputada também disse que, às vésperas do Dia das Mães, o governador teria desrespeitado sua mãe sem qualquer constrangimento. “A sua máscara está caindo, e não adianta pedir desculpa. Em setembro do ano passado, o senhor já havia me pedido desculpa por usar minha família. Disse que não voltaria a fazer isso, mas reincidiu.”
Ela divulgou a captura de tela de uma mensagem antiga enviada por Mendes, na qual ele teria pedido desculpas e prometido não mais envolver parentes em seus ataques. “Inclusive, escreve ‘contexto’ com ‘s’. E contexto é com ‘x'”, ironizou.
Em seguida, Janaina destacou que jamais foi mencionada em delações por corrupção, enquanto, de acordo com ela, Mendes teria sido citado em pelo menos quatro. “O senhor tem muitas coisas a esclarecer para a população mato-grossense: concessões, fundos privados e outros temas que merecem investigação. Mas sempre atuou para barrar a criação de CPIs na Assembleia”, afirmou.
A parlamentar ainda garantiu que, com a proximidade do término do mandato de Mendes, essas denúncias serão investigadas com o apoio de outros deputados.
Janaina também criticou o que classificou como comportamento machista por parte do governador. “Ser mulher e mãe é um desafio. Homens machistas tentam nos desqualificar, usam nossas famílias, dizem que não temos capacidade. Mas sigo firme. Sei que sou merecedora do espaço que ocupo”.
Por fim, a deputada acusou Mendes de adotar posturas distintas ao lidar com homens e mulheres. “O senhor fala alto com uma mulher, mas não tem a mesma coragem com os colegas homens que o criticam com ainda mais veemência. Isso é covardia. Isso é machismo. Isso é violência”, concluiu Janaina Riva.