A 18ª rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (8), mostra empate técnico entre a aprovação (48%) e a desaprovação (49%) do governo Lula, retomando o patamar observado em janeiro. Desde maio, a aprovação vem se recuperando gradualmente. Os grupos que mais contribuem para o desempenho positivo são mulheres, eleitores entre 35 e 59 anos e pessoas sem posicionamento político definido. A avaliação geral do governo também melhorou: 33% avaliam positivamente a gestão, contra 37% que a consideram negativa.
Entre as mulheres, a aprovação subiu de 48% para 52%, e a desaprovação caiu de 48% para 45%. Entre os eleitores de 35 a 59 anos, a aprovação chegou a 51%, superando a desaprovação (46%). Entre os sem posição política, há empate técnico: 48% desaprovam e 46% aprovam. Nesse grupo, também caiu de 51% para 42% o percentual dos que consideram o governo pior do que o esperado, enquanto subiu de 14% para 20% o dos que o consideram melhor.
Desde maio, cresceu de 19% para 30% o número de pessoas que dizem ter visto mais notícias positivas do que negativas sobre o governo. Outros 46% afirmam ter visto mais notícias negativas e 20% dizem não ter visto nenhuma. Os temas mais lembrados foram o encontro entre Lula e Donald Trump na ONU, o discurso do presidente brasileiro na assembleia da organização e a reforma do Imposto de Renda.
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre 2 e 5 de outubro, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.