O Governo de Mato Grosso efetivou contrato com o Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá, nesta quinta-feira (5), em solenidade realizada no Palácio Paiaguás. Por meio deste contrato direto, o Estado amplia em 75% o número de procedimentos ofertados pela unidade no Sistema Único de Saúde (SUS), passando de 165.996 para 288.334 procedimentos por ano.
O Hospital Geral é referência em especialidades de média e alta complexidade. O novo contrato prevê um investimento de R$ 145,7 milhões ao ano, que passa a ser executado em 1º de julho de 2025.
“Com essa iniciativa, o Hospital Geral vai ofertar uma Saúde Pública melhor e com mais serviços disponíveis. É uma medida focada em eficiência, que vai facilitar a gestão desse contrato e, o mais importante, melhorar o atendimento de todos os cuiabanos e mato-grossenses que precisam de uma saúde que funcione”, disse o governador Mauro Mendes.
Em 2024, o Governo também assumiu a gestão do contrato do Hospital de Câncer, localizado em Cuiabá, e ampliou os procedimentos ofertados pela unidade de referência.
Com a assinatura do contrato, o Hospital Geral passa a ofertar 203 leitos de internações pelo SUS, sendo 44 leitos intensivos – seja de Terapia Intensiva (UTI) ou Cuidados Intermediários (UCI).
Serão adicionados à rede 10 leitos de UTI Neonatal, 14 leitos de UCI Neonatal Convencional e 6 leitos de UCI Neonatal na modalidade canguru, em que a mãe pode acompanhar o seu bebê. Além disso, serão adicionados os serviços de diálise para pacientes internados, hemodiálise pediátrica, cintilografia e exames genéticos.
O contrato ainda prevê a oferta de 11 especialidades, são elas: cirurgia-geral, cirurgia vascular, cirurgia cardiovascular, cirurgia oncológica, neurocirurgia, otorrinolaringologia, intervencionista, hemodinâmica, cirurgia bucomaxilo, gestação de risco e alto risco e histocompatibilidade para transplantes.