O governador Mauro Mendes (União) defendeu uma revisão do Código Penal para intensificar o combate das organizações criminosas. Além disso, considerou que a criminalidade está “no DNA da sociedade” porque as facções estão cooptando jovens.
“As facções criminosas dominam este país há algum tempo. Começaram há mais de 30 anos dentro das prisões. Esse Código Penal de 1940 – quando grande parte do país nem era nascido – não representa a realidade do Brasil e a necessidade de combater esse câncer que vai atravancar o desenvolvimento dos nossos estados e da nação”, disse. “Entender isso com profundidade é necessário. Não podemos errar novamente e dar tratamentos que estão muito aquém de uma realidade comprometida, porque [o crime organizado] está no DNA da sociedade”, afirmou o governador. Mendes disse ainda que, no passado, o sonho de muitos jovens era ser jogador de futebol, mas hoje eles almejam entrar para a facção. “Porque ali eles têm dinheiro, poder e respeito”, contou.
Mendes classificou a pasta da Segurança Pública como a mais desafiadora da gestão nacional e cobrou que o ministro responsável por ela, Ricardo Lewandowski, elabore estratégias para o combate ao crime.
“Temos grandes desafios e se não tivermos a capacidade de compreendê-los com mais profundidade, ter coragem de tomar medidas disruptivas que mudem verdadeiramente o rumo dessa trajetória, estaremos errando e perdendo oportunidades como muitas que já perdemos”, completou.