O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, sugeriu um boicote ao Carrefour e ao Atacadão, redes controladas pelo grupo francês Carrefour. A declaração ocorre após o CEO da empresa, Alexandre Bompard, anunciar que a rede deixará de adquirir carne de países do Mercosul, incluindo o Brasil. Para Mendes, a decisão reflete pressões de produtores franceses contrários ao acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, devido à dificuldade em competir com o agronegócio brasileiro. “Essa medida é uma resposta aos protestos de produtores franceses que recorrem a esse artifício porque não conseguem competir com a eficiência do agronegócio brasileiro”, afirmou.
O governador defendeu a reciprocidade e convocou a população brasileira a repensar seu consumo no Carrefour e no Atacadão. “Se o Brasil não serve para o Carrefour, será que os produtos do Carrefour deveriam servir para os brasileiros?. Eu não comprarei mais de suas lojas e incentivo a população, especialmente quem é ligado ao agronegócio, a dar o mesmo tratamento que estão dando ao nosso país”, declarou Mauro Mendes.
Ele também criticou o que chamou de “discurso ambientalista hipócrita” da França. Segundo ele, o Estado de Mato Grosso, maior produtor mundial de carne bovina, opera de forma sustentável, legal e rastreável, preservando mais de 60% de seu território. “O discurso de líderes como o presidente francês Emmanuel Macron, que dizem defender o meio ambiente, não passa de pretexto para impor barreiras contra o agronegócio brasileiro e de outros países sul-americanos”, concluiu o governador.